O SONHO VIROU REALIDADE!!

Boeing se prepara para entregar um número recorde de encomendas do 787 Dreamliner, seu novo e revolucionário avião de passageiros que está em fase de testes para certificação
O novo 787 Dreamliner, o avião comercial que promete mudar — para melhor — a forma com que estamos acostumados a voar. Assim como o inglês Comet e o Boeing 707, os primeiros jatos a transportar passageiros no mundo na década de 1950, o Dreamliner vai marcar uma era: a dos aviões de plástico supereficientes. Melhor dizendo, CFRP (Carbon Fiber Reinforced Plastic) que significa fibra de carbono processada com outras resinas.

Foto do Boeing 787

Foto do Boeing 787
foto externa Boeing 787

Cockpit Boeing 787

Interior Boeing 787

MÍNIMOS METEOROLÓGICOS PARA OPERAÇÃO VFR

MÍNIMOS METEOROLÓGICOS PARA OPERAÇÃO VFR

METAR - METEOROLOGICAL AVIATION ROUTINE

METAR - METEOROLOGICAL AVIATION ROUTINE

Simbologias

Simbologias

TIPOS DE NUVENS E PRESSÃO ATMOSFÉRICA

TIPOS DE NUVENS E PRESSÃO ATMOSFÉRICA

CARTAS AERONÁUTICAS (SIMBOLOGIA)

CARTAS AERONÁUTICAS (SIMBOLOGIA)

PARTES DA ACFT - AVIÕES

PARTES DA ACFT - AVIÕES




TABELAS DE NÍVEIS DE CRUZEIRO E ALFABETO FONÉTICO

TABELAS DE NÍVEIS DE CRUZEIRO E ALFABETO FONÉTICO

CIRCUITO DE TRÁFEGO PADRÃO

CIRCUITO DE TRÁFEGO PADRÃO

ILUMINAÇÃO DA PISTA

ILUMINAÇÃO DA PISTA


AEROPORTOS E TABELAS

AEROPORTOS E TABELAS


PROCEDIMENTOS DE ESPERA, ATIS E VOLMET

PROCEDIMENTOS DE ESPERA, ATIS E VOLMET

VELOCIDADDES PARA PROCEDIMENTOS DE APROXIMAÇÃO POR INSTRUMENTOS

VELOCIDADDES PARA PROCEDIMENTOS DE APROXIMAÇÃO POR INSTRUMENTOS

Aeronaves que voei:

AB11-Aeroboero 115,
P32R-Sertanejo,
P28T-Corisco Turbo;
C310-Cessna 310;
PA34-Seneca II e III;
BE55-Baron 55;
BE58-Baron 58,
C208-Caravan;
Boeing 737-700/800.

sexta-feira, 24 de agosto de 2007

Como se tornar um piloto de avião

Curso de Piloto Privado - Avião:

Na preparação de pilotos para a aviação civil, o curso de piloto privado - avião (PP-A), embora não se destine à preparação profissional, constitui-se objeto de estudo e padronização no âmbito do sistema de aviação civil, por se tratar de preparo básico para os outros níveis da carreira, tais como piloto comercial e piloto de linha aérea.
Neste curso, o aluno terá várias atividades, tais como conhecimentos técnicos das aeronaves, meteorologia, navegação aérea, teoria de vôo - aerodinâmica, regulamento de tráfego aéreo, segurança de vôo, sistema de aviação civil, medicina aeroespacial, palestras e visitas programadas nas organizações ligadas à aviação.

Requisitos para inscrição de candidatos ao curso de piloto privado:
a) idade mínima - 18 anos, a serem completados até a data do exame prático do DAC para a obtenção da Licença de Piloto Privado - Avião. Entretanto, o candidato poderá: cursar a parte teórica com 16 anos; iniciar o vôo com 17 anos devidamente autorizado pelos pais; prestar o exame e obter a Licença de Piloto Privado para voar, com 18 anos completos;
b) Nível mínimo de escolaridade - 1° grau completo, realizado em estabelecimento de ensino público ou privado devidamente autorizado.

Documentação:
No ato da inscrição, o candidato deverá apresentar os seguintes documentos:
Candidados brasileiros: ficha de inscrição/matrícula preenchida; carteira de identidade (maiores de 18 anos) ou certidão de nascimento (menores de 18 anos); comprovante de conclusão do 1° grau ou equivalente; título de eleitor; cpf dos candidatos maiores de 18 anos ou do responsável pelo candidato menor; certificado de reservista ou de alistamento militar; e duas fotos 3 x 4 recentes.
Candidatos estrangeiros: ficha de inscrição/matrícula preenchida, comprovante de conclusão do 1° grau ou equivalente; título de eleitor; duas fotos 3 x 4 recentes, além do documento de identificação pessoal (passaporte ou registro nacional de estrangeiro).

Processo de seleção:
Os candidatos serão selecionados obedecendo a critérios da escola oferecedora do curso, por meio de entrevista com o Diretor de Ensino, Coordenador de Curso ou pessoa habilitada e credenciada pelo Coordenador.

Duração do curso: 04 (quatro) meses.

Curso de Piloto Comercial - Avião:

O curso de Piloto Comercial - Avião, é uma continuidade do curso de Piloto Privado e dá início à parte profissional como piloto, permitindo a você voar e ser remunerado. Você está iniciando sua carreira como piloto e seu passo seguinte será o de Piloto de Linha Aérea, que lhe permitirá voar como piloto na aviação de linha aérea regular. É a maior licença que você obterá nesta profissão, a de PLA (Piloto de Linha Aérea).
Neste curso, o aluno terá várias atividades, tais como: conhecimentos técnicos das aeronaves; meteorologia; navegação aérea - 2ª parte; teoria de vôo - aerodinâmica de alta velocidade; regulamentação de tráfego aéreo - IFR; segurança de vôo; sistema de aviação civil; medicina aeroespacial; palestras e visitas programadas nas organizações ligadas à aviação.

Requisitos:
Idade mínima de 18 anos, nível de escolaridade 2° grau completo, realizado em estabelecimento público ou privado devidamente autorizado e experiência como piloto - ser portador da Licença de Piloto Privado - Avião.

Documentação necessária:
No ato da inscrição o candidato deverá apresentar os seguintes documentos:
Candidados brasileiros: ficha de inscrição/matrícula preenchida; carteira de identidade; comprovante de conclusão do 2° grau ou equivalente; título de eleitor; cpf; certificado de capacidade física 1ª classe; certificado de reservista ou de alistamento militar; e duas fotos 3 x 4 recentes.
Candidatos estrangeiros: ficha de inscrição/matrícula preenchida; licença especial concedida pelo Departamento de Aviação Civil - DAC, conforme legislação em vigor; e duas fotos 3 x 4 recentes.

Processo de seleção:
Os candidatos serão selecionados obedecendo a critérios da escola oferecedora do curso, por meio de entrevista com o Diretor de Ensino, Coordenador de Curso ou pessoa habilitada e credenciada pelo Coordenador.

Duração do curso: 04 (quatro) meses.

Curso de Piloto de Linha Aérea:

Objetivo geral do curso: O curso de Piloto de Linha Aérea - Avião, propõe-se a fornecer subsídios teórico-práticos fundamentais destinados a capacitar o aluno para atuar como piloto em comando de aviões em serviços de transporte aéreo, com eficiência e segurança, na qualidade de representante da empresa e do país de origem.
Assim sendo, o curso foi concebido de maneira a contribuir para:
a) ampliar os conhecimentos gerais do piloto com relação ao contexto em que atua, fornecendo-lhe subsídios básicos sobre o Sistema de Aviação Civil;
b) capacitar o piloto a responder às exigências da evolução tecnológica, no comando de aeronaves de última geração, proporcionando-lhe revisão, atualização e ampliação de conhecimentos técnicos e científicos;
c) ampliar a compreensão do piloto a respeito da influência do fator humano na segurança do vôo;
d) capacitar o piloto a administrar eficazmente os recursos na cabine de comando, propiciando-lhe o desenvolvimento de habilidades pertinentes à competência interpessoal.

Corpo discente:
Para que um aluno possa fazer matrícula no curso, deverá possuir licença de PC-Avião, possuir habilitação atualizada em vôo por instrumentos ou estar matriculado em curso homologado para esta habilitação. Considerando que o curso contém assuntos cuja complexidade exige do aluno um nível elevado de conhecimentos e experiência e que visa a capacitar o piloto para exercer a função de comando, objetivo cuja consecução requer que seja o mais curto possível o espaço de tempo decorrido entre o término do curso e o exercício da função, a fim de que não se percam os conhecimentos adquiridos, a entidade de instrução profissional deverá dar prioridade aos candidatos que tenham atingido as metas exigidas no RBHA-61 para concessão de licença de PLA-Avião ou que venham a atingi-las até o final do curso. Poderão, também, matricular-se no curso, pilotos portadores de Licença de Piloto de Linha Aérea - Avião, com vista ao seu aperfeiçoamento profissional. Este curso é de fundamental importância para aqueles que se propõem operar a nível de comandante em linhas aéreas de transporte de passageiros. Aprende-se as técnicas modernas dos sistemas de aeronaves até os aspectos organizacionais, jurídicos e de segurança da aviação civil.

Duração do curso: 04 (quatro) meses.

7 comentários:

felipe disse...

cara gostei muito do seu site muito bom isso vai me ajudar a da uma estuda ja né
suasha
manero
como q foi; é dificil chegar ate ai os cursos sao dificeis??
flow

Anônimo disse...

Com lisença, hoje em dia não é melhor se formar em uma faculdade de ciencias aeronáuticas( aviação civil)?
Sei que se aprende os cursos de pilotagem na faculdade, mas atualmente o mercado não exije curso superior?
Gostei do blog!
Flw!

Karen Blenda disse...

Perfeito o bloG' Parabéns pela ideia!

São sites assim que insentivam muito os autodidatas que estudam para serem pilotos. !
Você poderia postar arquivs referente as mulheres pilotos !

Eu serei uma.

Lucas H. xD disse...

opa..
cara, parabens ! vc é um piloto !
auheauheuaehau
pretendo seguir a carreira de piloto de linhas aereas, tenho 15 anos e gostaria q vc me desse dicas. por favor.
add eu no msn: lucashpc@hotmail.com

Anônimo disse...

Cmt Cristian boa noite! meu nome é Fábio sou de São Caetano do Sul-SP,tenho 32 anos,sou Policial Militar aqui em São Paulo e esse ano(2010) iníciei o curso de Aviação Civil na Universidade Anhembi Morumbi e voltei a sonhar em um dia realizar esse "sonho" em realidade(ser um piloto).Estou vendo teu blog e fiquei muito surpreso e feliz em ver que existem pessoas que apesar de tantas dificuldades ainda "ajudam" aqueles que um dia sonham se tornar piloto com incentivo e depoimento de vida,e vejo em você essa pessoa,fiquei interessado nas imagens e gostaria de saber se é possivél eu conseguir(verifica o custo?) um exemplar dessa apostila pois ela é muito auto didata(na faculdade a apostila é preto e branco) e através das suas imagens e informações fica muito mais claro e objetiva a explicações! se for possivél eu adquirir esses slaides em formato de apóstilas eu gostaria pois iria me ajudar nos estudos!...Cmt obrigado por me incentivar através da tua experiência de vida,que consiga teu novo passo(Cmt 737-Gol) e que possa realizar todos seus objetivos,fica com DEUS e que ele continue te abençoando e te guiando sempre,um abraço:Fábio(emai: fabio1eagles@gmail.com)

Carla Brito disse...

oi gente adorei o blog....
gostaria de ter alguém com quem conversar que entende do assunto (pois adoro aviação e quero aprender muito)...
me add: cb_admiradora@hotmail.com
pois gostaria muito de falar com um/a piloto real

Dionei disse...

Oi meu nome é dionei eu adorei seu site pois quero ser um piloto d uma linha aerea se vc puder me add meu msn e email é dionei_1992@hotmail.com, obrigado