Os helicópteros e aviões são bastante sensíveis a alterações na direção e intensidade dos ventos, principalmente dos ventos de superfície(que influem nas operações de pouso e decolagem).
Estas aeronaves, no entanto, causam elas mesmas, movimentações na atmosfera. Estas movimentações, que são proporcionais ao tamanho da aeronave que a causa, são geradas pelo deslocamento do ar e são chamadas de “esteira de turbulência”.
Elas podem causar a outra aeronave que se aproxima, a perda de controle e sustentação.
Diferentes das esteiras de turbulência, as “trilhas de condensação de vapor”, (observadas por exemplo, na passagem de um jato a grande altitude), deixam visualizar melhor o que seria uma esteira de turbulência, guardadas as devidas proporções.
Nota de segurança: Quando tiver que decolar imediatamente após a decolagem de outra aeronave, aguarde o tempo necessário para fazer sua operação com segurança(este tempo é decorrente do tipo e características da aeronave que decolou na frente) e só então faça a sua decolagem. O mesmo se aplica ao pouso e ao cruzamento por trás de aeronaves no solo. Principalmente se o aeródromo não dispor de controladores de tráfego.
Helicópteros também geram esteiras de turbulência.
Pousos e decolagens devem ser feitos sempre com vento de proa.
Para vôo pairado, o helicóptero deve estar aproado contra o vento, sempre!
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