Simplificadamente, ele é um rádio transmissor, que instalado na aeronave, transmite automaticamente, sinais para a localização do ponto em que se encontra.
Estes sinais são emitidos mesmo em condições adversas como submersão em líquidos(água do mar, por exemplo). Dependendo do modelo, ele é acionado quando a aeronave sofre uma brusca desaceleração ou elevado número de G(força de ação que exerce a gravidade). Também pode ser acionado manualmente.
Para saber a localização do ELT na aeronave, procure pelo triângulo amarelo com a inscrição ELT.
Frequência de transmissão: 121.5MHz/Sinal de SOS ou em 234.0MHz para aeronaves militares e 406MHz.
Este último informa para o satélite, com mais precisão. A sua margem de erro chega a poucos metros de sua posição real.
Recomendação de segurança: Deve-se tomar os cuidados para que este equipamento não seja acionado inadequadamente, pois isto mobilizará indevidamente os órgãos envolvidos na busca e salvamento de aeronaves, fazendo-os perder um tempo valioso.
Nota: Os satélites que captam o sinal ELT, realizam uma órbita completa em média em uma hora, necessitando mais uma ou até duas, para confirmação deste sinal.
Aeronaves que voei:
AB11-Aeroboero 115,
P32R-Sertanejo,
P28T-Corisco Turbo;
C310-Cessna 310;
PA34-Seneca II e III;
BE55-Baron 55;
BE58-Baron 58,
C208-Caravan;
Boeing 737-700/800.
P32R-Sertanejo,
P28T-Corisco Turbo;
C310-Cessna 310;
PA34-Seneca II e III;
BE55-Baron 55;
BE58-Baron 58,
C208-Caravan;
Boeing 737-700/800.
quinta-feira, 15 de novembro de 2007
ELT – Transmissor Localizador de Emergência.
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